Acolhimento e valorização marcam ações voltadas aos servidores municipais

Acolhimento e valorização marcam ações voltadas aos servidores municipais

Publicada em 29/05/2026 às 17:00

Com foco no fortalecimento do funcionalismo, a Administração Municipal vem adotando medidas concretas para ampliar direitos, modernizar processos, melhorar benefícios e fortalecer o diálogo com os profissionais que atuam diariamente no atendimento à população.

Com a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que ampliou nesta semana a responsabilidade das instituições sobre os riscos psicossociais no ambiente de trabalho, ações voltadas à saúde mental, acolhimento e qualidade de vida dos servidores ganham ainda mais relevância no serviço público.

Em Jundiaí, a Prefeitura vem fortalecendo iniciativas destinadas ao cuidado emocional, à prevenção de conflitos e à valorização dos profissionais por meio de projetos desenvolvidos pela Diretoria de Desenvolvimento de Servidores (DDS), ligada à Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (SMAGP).

Programa de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual e Canal Escuta Segura

Entre as ações desenvolvidas está o Programa de Prevenção ao Assédio Moral e Sexual, voltado à conscientização e ao enfrentamento de situações de violência no ambiente de trabalho. O programa conta com comissões de apuração, produção de materiais educativos, ações de orientação e o canal sigiloso “Escuta Segura”, criado para acolher servidores e receber relatos com segurança e confidencialidade.

Suporte ao desempenho

Outra frente de atuação é a Comissão Multidisciplinar, responsável pelo acompanhamento de servidores que enfrentam dificuldades relacionadas ao desempenho profissional, à saúde emocional ou à dependência química. O trabalho envolve orientação, escuta, suporte técnico e encaminhamentos adequados, conforme cada situação apresentada.

Mediação de conflitos

A Prefeitura também implantou o Programa de Práticas Restaurativas, que promove círculos de diálogo mediados pelo Serviço Social, com foco na mediação de conflitos, fortalecimento de vínculos e melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

Ampliação do cuidado

Além das iniciativas já em andamento, novos projetos voltados ao acolhimento e à valorização dos servidores estão previstos para este ano. Entre eles está o “Práticas Integrativas – Cuidar de quem Cuida”, direcionado a servidores com jornada reduzida em razão dos cuidados com familiares dependentes, oferecendo atividades de autocuidado e acolhimento. Também está previsto o projeto “Cultura que Inspira”, voltado ao fortalecimento do pertencimento e da integração dos servidores com a cidade.

Mais cuidado e reconhecimento

Além das medidas já anunciadas, a Prefeitura implementou avanços importantes para a valorização dos servidores, como a ampliação da licença-paternidade e adoção para 30 dias, mudanças nas regras das faltas abonadas, flexibilização das férias e do banco de horas, regulamentação das férias-prêmio e implantação do Banco de Permutas e Vacâncias.

Também foram criados o Programa Bom Dia Servidor e o RH Itinerante, fortalecendo o diálogo e aproximando a gestão dos locais de trabalho. Entre as conquistas recentes, está ainda o reconhecimento da insalubridade para cozinheiros e cozinheiras da Secretaria de Educação.

As ações refletem um trabalho contínuo, realizado com responsabilidade fiscal e valorização dos servidores municipais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2026/05/29/acolhimento-e-valorizacao-marcam-acoes-voltadas-aos-servidores-municipais/
Leia mais sobre Administração e Gestão de Pessoas, Governo

  • 29/05/2026

    Prefeitura de Jundiaí elabora projeto e busca autorização do Estado para melhorias na rodovia Geraldo Dias
  • 27/05/2026

    Dia do Desafio movimenta o Paço Municipal com atividade física, integração e incentivo à qualidade de vida
  • 26/05/2026

    Jundiaí planeja o futuro diante de mais de 29 mil unidades habitacionais já aprovadas ou em processo
  • 25/05/2026

    Com novas redes, projetos de reservatórios e melhorias operacionais, DAE avança no saneamento de Jundiaí

Baixe as fotos desta notícia na resolução original

  • Clique para fazer o download da fotoAcolhimento_Servidores-5