Projeto Ludicidadania entrega certificados a alunos da 1ª turma de formandos de 2025

Alunos da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, no bairro Cidade Luiza, se formaram, nesta semana, no programa Ludicidadania, desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Foi a primeira turma a receber os certificados em 2025.

O evento ocorreu no ginásio de esportes do próprio colégio e é voltado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. O projeto convida as crianças a refletirem sobre seus objetivos pessoais e profissionais, incentivando a construção de valores como responsabilidade, respeito e cidadania.

Marcaram presença o Secretário Municipal de Segurança Pública, Guilherme Balbino Rigo; o subcomandante e inspetor da GMJ, Denis Fernando Berni; o guarda municipal Douglas Barban (idealizador e coordenador do Ludicidadania); a diretora da escola, Karen Merlim; o presidente da Câmara de Jundiaí, Edicarlos Vieira, e a também vereadora Carla Basílio.

De forma lúdica e participativa, as turmas do projeto constroem a chamada “roda da vida”, um exercício visual que ajuda a avaliar diferentes áreas do cotidiano. A partir dele, cada estudante registra seus desejos e expectativas para o futuro, desenhando planos que envolvem tanto o aspecto financeiro quanto para o pessoal. No final do programa, os alunos escrevem uma redação, na qual relatam como o conteúdo melhorou seu dia a dia. Alguns desses textos foram lidos para os pais na formatura.

Aluna Lara Oliveira Barduzzi recebe seu certificado do Ludicidadania. “Adorei a roda de conversas. Nela, todos puderam falar dos momentos bons e ruins da vida. Foi emocionante”

Lara Oliveira Barbuzzi, de 10 anos, foi uma das 105 formandas que receberam seus diplomas no período da tarde. “Adorei a roda de conversas. Nela, todos puderam falar dos momentos bons e ruins da vida. Foi emocionante”, disse a estudante. “Também fomos orientados sobre a responsabilidade de cuidarmos do nosso dinheiro e como fazer escolhas para sermos pessoas melhores”, emendou ela, que tinha na plateia a mãe, Juliandra Oliveira, bastante feliz com a participação da filha no evento.

A secretária de Educação, Priscila Costa, reforçou a importância da iniciativa para a rede municipal de ensino. “O Ludicidadania é este espaço de acolhimento que a Educação viabiliza junto com os agentes da GMJ em nossas escolas, e que vem para potencializar o programa ‘Escola da Gente’. Nossas escolas e a nossa sociedade são feitas de gente e, pensando em temas como inclusão, sustentabilidade, respeito às diferenças e a importância do cuidar de si e do próximo, reforçamos as aprendizagens dos nossos estudantes, de modo que isso tenha reflexos em suas salas de aula, casas, vizinhanças e na sociedade em geral.”

Diretora Karen Merlim beija aluno durante entrega dos certificados; ao lado dela, o presidente da Câmara, Edicarlos Vieira, e a vereadora Carla Basílio

Acolhimento
“É muito bom conversarmos com os alunos, incentivando-os a serem melhores física e mentalmente. Assim, poderão exercer suas cidadanias de maneira ativa. Quem é ouvido tem seu pensamento valorizado”, revelou o GM Douglas Barban. “Através do Ludicidadania, as crianças aprendem a se desenvolver para as adversidades da vida, a se superar e atingir seus objetivos. Estes alunos são acolhidos com o programa, que deve ser estendido a todas as escolas de Jundiaí”, completou a diretora da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, Karen Merlim. O Ludicidadania já consolidou sua proposta de prevenção, aproximação e formação cidadã, promovida pela Guarda Municipal de Jundiaí junto às escolas. O programa é dividido em oito módulos de três aulas cada, com encontros semanais que abordam temas como cidadania, civismo, saúde, segurança, cultura da paz e convivência.