A campanha Óleo do Bem encerrou mais uma edição em Jundiaí com a cerimônia de premiação realizada na última sexta-feira (07), na EMEB Prof. Owen Zilio, na Vila Maringá. A escola foi a grande campeã da gincana, arrecadando mais de 4 litros de óleo por aluno, resultado do envolvimento de toda a comunidade escolar em ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao descarte correto do óleo de cozinha usado.
Em Jundiaí, mais de 100 escolas municipais se mobilizaram ao longo do ano para reforçar a conscientização ambiental entre alunos, famílias e moradores do entorno. A cada mês, um grupo de escolas arrecadou o óleo doméstico gerado nas residências da comunidade escolar. O total coletado chegou a 4.938 litros de óleo, evitando a contaminação de até 123,4 milhões de litros de água, o equivalente a 49 piscinas olímpicas.
Como incentivo, a cada 1 litro de óleo arrecadado, as escolas receberam 1 barra de sabão ecológico, totalizando quase 5 mil barras distribuídas à comunidade. O meio ambiente foi o maior beneficiado, mas as unidades com maior engajamento também foram premiadas. Além da Owen Zílio, a EMEB Aparecida Bernardi do Amaral conquistou o segundo lugar, com média de 3 litros por aluno. Ambas as escolas ganharão uma visita ao Mundo das Crianças, além de uma “Biblioteca do Meio Ambiente” e kits para sortear entre os estudantes. Já as EMEBs Mercedes Basile Bonito e Clotilde Copelli de Miranda, terceira e quarta colocadas, também receberão kits para os alunos.
Para a diretora da escola vencedora, Teresa Raquel Ferracini, o reconhecimento representa um trabalho coletivo. “Para nós, foi mais do que a vitória em número de litros de óleo. É a união da escola com a comunidade, com as famílias, esse engajamento de todo mundo por um bem maior. As famílias comentam que as crianças mudaram hábitos em casa, passaram a falar sobre não jogar o óleo na pia, sobre cuidar do meio ambiente”, destacou.
Entre os alunos da EMEB Owen Zílio, o aprendizado também foi motivo de orgulho. Jasmine Pinheiro, de 6 anos, contou que aprendeu sobre a importância de cuidar da água e do meio ambiente. “A gente descobriu que o óleo não pode ser jogado na pia, porque suja a água”, disse. Já o colega Rafael Cavallari Prado, também de 6 anos, lembrou o que aprendeu: “Um litro de óleo polui 25 mil litros de água. Eu contei isso pra minha família e eles me ajudaram a trazer o óleo pra escola.”

Fabia Leite, gerente de Marketing e Expansão do projeto Óleo do Bem, destacou o papel das crianças como multiplicadoras de boas práticas. “Elas são as grandes mensageiras da sustentabilidade. Aprendem na escola, levam para casa e ajudam a transformar o comportamento das famílias, por isso é tão importante trabalhar essa conscientização desde cedo”, explicou.
A campanha integra as ações do programa Escola da Gente, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Jundiaí, que promove práticas de sustentabilidade e educação ambiental nas unidades escolares. Em Jundiaí, o programa Óleo do Bem conta com patrocínio da DAE Jundiaí, GL Foods e CSJ, apoio da CETESB e da Prefeitura de Jundiaí, e promoção da TV TEM.

